Dor na palma da mão

Dor na palma da mão-As formas mais comuns de dor nas mãos

Á medida que envelhecemos, nossos corpos se tornam menos resistentes e mais suscetíveis ao desgaste de nossas atividades diárias.

Nossas mãos, dedos e pulsos são tão propensos a apresentar problemas quanto nossos joelhos, quadris e costas.

Inflamação, desgaste dos tendões , respostas autoimunes, degenerações da cartilagem, densidade óssea reduzida, descondicionamento dos músculos de suporte.

Todos podem ser fatores contribuintes que levam a dores, dores e debilitações que podem se manifestar como um amplo espectro de distúrbios.

Quando a dor na mão, dor no dedo ou dor no pulso atinge, pode dificultar o dia a dia. aqui estão algumas das causas comuns:

Osteoartrite

A osteoartrite é a erosão do enchimento de cartilagem lisa em uma ou ambas as extremidades dos ossos que se encontram em qualquer articulação.

Isso causa a eventual fricção de dois ossos, o que pode causar inflamação e dor. A artrite reumatóide pode ser uma possível causa auto-imune para a deterioração da cartilagem da mão.

Outras causas podem ser de desequilíbrios anatômicos ou movimentos repetitivos. a osteoartrite na mão.

Assim como a osteoartrite da articulação basal, pode causar dor nas mãos, dor nos dedos, inchaço das articulações e até deformação das articulações.

Síndrome do túnel carpal-Dor na palma da mão

O túnel do carpo é uma passagem para os nervos e tendões viajarem através do pulso e da palma da mão para os dedos.

A síndrome do túnel do carpo é onde a passagem se estreita por uma variedade de razões genéticas e baseadas em atividade, causando dormência, formigamento ou dor nas mãos.

Movimentos ou vibrações repetitivos podem causar irritação que leva à inflamação da passagem, pressionando o nervo mediano. Esse nervo é responsável pelo controle e sensação do polegar, indicador e dedos médios.

A intervenção cirúrgica pode ser necessária para prevenir possíveis ou maiores danos ao nervo mediano. Isso no casos em que a inflamação não pode ser controlada por modificação da atividade, fisioterapia ou terapias medicamentosas.

Dor na palma da mão
Dor na palma da mão

Síndrome do túnel cubital

O túnel cubital é uma passagem para o nervo ulnar passar da parte superior do braço até o cotovelo e entrar no antebraço.

O aprisionamento do nervo ulnar pode causar sintomas de “adormecer” no dedo anelar e no dedo mínimo, especialmente quando o cotovelo está dobrado.

Pode haver uma dor dolorida na parte interna do cotovelo. Em alguns casos, pode ser difícil mover os dedos para dentro e para fora ou manipular objetos.

Dormência e formigamento no dedo anelar e no dedo mínimo são sintomas comuns de aprisionamento do nervo ulnar.

Muitas vezes, esses sintomas vêm e vão. Eles acontecem com mais frequência quando o cotovelo está dobrado, omo ao dirigir ou segurar o telefone.

Algumas pessoas acordam à noite porque seus dedos estão dormentes.
Fraqueza de preensão e dificuldade com a coordenação dos dedos (como digitar ou tocar um instrumento) podem ocorrer.

Se o nervo estiver muito comprimido ou estiver comprimido por muito tempo, pode ocorrer perda de massa muscular na mão.

Uma vez que isso acontece, a perda de massa muscular não pode ser revertida. Por esse motivo, é importante consultar o médico assim que algum dos sintomas for percebido.

Dedo em gatilho

Isso é causado pelo inchaço na bainha ao redor do tendão flexor em sua mão, bem como no próprio tendão.

Se você tentar endireitar a mão de um punho e um dedo encontrar resistência na posição dobrada e, em seguida, passar rapidamente pelo resto do movimento para a posição reta, você pode ter o dedo no gatilho.

Os sintomas do dedo em gatilho geralmente começam sem qualquer lesão, embora possam seguir um período de uso intenso das mãos.

Os sintomas podem incluir: Um caroço sensível na palma da mão, sensação de inchaço ou estalo nas articulações do dedo ou do polegar, dor ao dobrar ou endireitar o dedo.

A rigidez e a pegada tendem a piorar após a inatividade, como quando você acorda de manhã.

Seus dedos geralmente se soltam à medida que você os move. Às vezes, quando o tendão se solta, pode parecer que a articulação do dedo está se deslocando.

Em casos graves de dedo em gatilho, o dedo não pode ser endireitado, mesmo com ajuda. Às vezes, mais dedos são afetados.

Tendinose de dequervain

Uma condição que causa dor na mão nos tendões localizados no lado do polegar do pulso.

A tenossinovite de dequervain geralmente ocorre pelo uso excessivo do polegar ou pulso, especialmente em atividades que movem o polegar diretamente para longe do pulso.

Como esquiar ou martelar. Assim como o dedo em gatilho, pois é causado pelo inchaço na bainha ao redor do tendão.

A tendinose de dequervain se separa do dedo em gatilho, pois o inchaço não inclui o próprio tendão e afeta apenas o polegar.

Contratura de dupuytren

Um espessamento anormal do tecido logo abaixo da pele na palma da mão e pode se estender até os dedos.

Depressões firmes, nódulos e cordões podem se desenvolver, fazendo com que os dedos se dobrem na palma da mão, que é uma condição descrita como contratura de dupuytren.

Embora a pele possa ser envolvida no processo, as estruturas mais profundas – como os tendões – não estão diretamente envolvidas.

Ocasionalmente, a doença causará espessamento na parte superior dos nós dos dedos ( almofadas dos dedos ), ou caroços ou cordões nas solas dos pés ( fibromatose plantar ).

Os nódulos iniciais podem produzir desconforto que geralmente desaparece, mas a doença de dupuytren geralmente não é dolorosa.

A doença é notada pela primeira vez devido à dificuldade de colocar a mão em uma superfície plana, como uma mesa.

À medida que o tecido engrossa e os dedos são puxados para a palma da mão, pode-se notar uma dificuldade crescente com atividades como: lavar, usar luvas, apertar as mãos e colocar as mãos nos bolsos.

Embora a correção cirúrgica costumava ser o tratamento provável disponível, devido aos avanços na tecnologia, uma colagenase chamada xiaflex agora pode ser usada para liberar o dedo sem cirurgia.

Leia também: Endometriose sintomas e causas

Fratura-Dor na palma da mão

A deformidade da mão após um trauma é um sinal óbvio de fratura. Mas fraturas menos óbvias podem apresentar inchaço, sensibilidade, hematomas, incapacidade de mover os dedos ou dor na mão que piora quando em uso.

Se você suspeitar de uma fratura, vá em frente e marque uma consulta com um especialista em ortopedia imediatamente e informe-os de que você suspeita de uma fratura.

Os ossos começam a cicatrizar, às vezes incorretamente, em apenas 5-7 dias, então a opção mais fácil é ser vista rapidamente antes que o tratamento se torne mais complicado e caro.

Dor na palma da mão
Dor na palma da mão

Cistos ganglionares

Um cisto é um saco cheio de líquido. Dessa forma os cistos ganglionares surgem da cápsula de uma articulação ou da bainha de um tendão.

Então eles podem ser encontrados em diferentes lugares no pulso. Um cisto ganglionar que cresce na parte superior do pulso é chamado de gânglio dorsal.

No entanto outros são encontrados na parte inferior do pulso entre o polegar e o ponto de pulso, na articulação final de um dedo ou na base de um dedo. Na maioria das vezes, são inofensivos e podem desaparecer com o tempo.

Como o saco cheio de líquido pressiona os nervos que passam pela articulação, alguns cistos ganglionares podem ser dolorosos.

Grandes gânglios, mesmo que não sejam dolorosos, não são atraentes. gânglios menores que permanecem escondidos sob a pele (gânglios ocultos) podem ser bastante dolorosos.

Um gânglio cresce de uma articulação, como um balão em uma haste. Ele se eleva dos tecidos conjuntivos entre os ossos e os músculos. Normalmente, quanto mais ativo o pulso, maior o cisto.

Com o repouso, o nódulo pode diminuir de tamanho.

Lesão do nervo

Embora a maioria das lesões nervosas da mão seja de natureza traumática. Se você estiver sentindo formigamento, dormência, dor ou dor irradiada ou perda de força da mão, é hora de consultar um ortopedista.

Então poderá descartar o impacto do nervo apenas no caso de evitar o nervo. Compressão tornando-se um dano permanente.

Dedo preso

Para muitos de nós, um tipo familiar de dor na mão causada pelo dedo sendo empurrado à força de volta para a mão.

Tecnicamente, um dedo preso é apenas uma entorse do dedo, mas com possíveis dores, hematomas, sensibilidade e inchaço.

Enfim é difícil dizer a diferença entre uma entorse e uma pequena fratura. Portanto se você estiver em dúvida, é o caminho mais seguro ir em frente e consultar um médico para um raio-x para descartar uma fratura.

Dedo em martelo

Causada geralmente por dano traumático ao tendão que endireita o dedo.

Isso causa uma deformação com a extremidade do dedo incontrolavelmente dobrada para baixo.

Logo que uma fratura do dedo é descartada

Com uma tala e tempo, a maioria dos dedos em martelo pode simplesmente ser curada.

Tumores

Embora a maioria dos tumores de mão seja felizmente benigna, é sempre importante consultar um médico para descartar outras possibilidades o mais cedo possível.

Leia Também: Como acabar com mau hálito com bicarbonato

Deixe uma resposta