Dor no joelho – Sintomas e causas saiba aqui

Dor no joelho é uma queixa comum que afeta pessoas de todas as idades. A princípio a dor no joelho pode ser o resultado de uma lesão, como uma ruptura de ligamento ou cartilagem. No entanto condições médicas – incluindo artrite, gota e infecções – também podem causar dor no joelho.

Além disso muitos tipos de dores leves no joelho respondem bem às medidas de autocuidado. A fisioterapia e as joelheiras também podem ajudar a aliviar a dor. Em alguns casos, no entanto, seu joelho pode precisar de reparo cirúrgico.

Dor no joelho - Sintomas e causas saiba aqui
Dor no joelho - Sintomas e causas saiba aqui

Sintomas da dor no joelho

Bem como a localização e a intensidade da dor no joelho podem variar, dependendo da causa do problema. Os sinais e sintomas que às vezes acompanham a dor no joelho incluem:

  • Inchaço e rigidez
  • Vermelhidão e calor ao toque
  • Fraqueza ou instabilidade
  • Ruídos de estalo ou trituração
  • Incapacidade de endireitar totalmente o joelho

Quando ver um medico

Ligue para seu médico se você:

  • Não consigo suportar o peso sobre o joelho ou sinto como se o joelho estivesse instável ou cedendo
  • Marcou inchaço no joelho
  • São incapazes de estender ou flexionar totalmente o joelho
  • Veja uma deformidade óbvia em sua perna ou joelho
  • Tiver febre, além de vermelhidão, dor e inchaço no joelho
  • Tem forte dor no joelho associada a uma lesão

Causas da dor no joelho

Enfim a dor no joelho pode ser causada por lesões, problemas mecânicos, tipos de artrite e outros problemas.

Lesões

Anterior cruciate ligamentLesão LCA

Uma lesão no joelho pode afetar qualquer um dos ligamentos, tendões ou bolsas cheias de líquido (bursas) que circundam a articulação do joelho, bem como os ossos, cartilagens e ligamentos que formam a própria articulação. Portanto algumas das lesões mais comuns no joelho incluem:

  • Lesão LCA. Em suma uma lesão do LCA é uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) – um dos quatro ligamentos que conectam a tíbia ao fêmur. Por exemplo uma lesão no LCA é particularmente comum em pessoas que jogam basquete, futebol ou outros esportes que exigem mudanças repentinas de direção.
  • Fraturas. Da mesma forma os ossos do joelho, incluindo a rótula (patela), podem ser quebrados durante quedas ou acidentes de carro. Além disso, pessoas cujos ossos foram enfraquecidos pela osteoporose às vezes podem sofrer uma fratura no joelho simplesmente dando um passo errado.
  • Menisco rasgado. O menisco todavia é a cartilagem resistente e elástica que atua como um amortecedor entre a tíbia e a coxa. Ele pode se rasgar se você torcer repentinamente o joelho enquanto carrega o peso sobre ele.
  • Bursite no joelho. Então Algumas lesões no joelho causam inflamação na bursa, os pequenos sacos de líquido que amortecem a parte externa da articulação do joelho, de forma que os tendões e ligamentos deslizam suavemente sobre a articulação.
  • Tendinite patelar. Igualmente a tendinite causa irritação e inflamação de um ou mais tendões – os tecidos fibrosos e espessos que prendem os músculos aos ossos. Portanto essa inflamação pode acontecer quando há uma lesão no tendão patelar, que vai da rótula (patela) até a tíbia e permite que você chute, corra e pule. Corredores, esquiadores, ciclistas e praticantes de esportes e atividades de salto podem desenvolver tendinite patelar.

Problemas mecânicos

Alguns exemplos de problemas mecânicos que podem causar dor no joelho incluem:

  • Corpo solto. Às vezes, uma lesão ou degeneração do osso ou cartilagem pode fazer com que um pedaço de osso ou cartilagem se quebre e flutue no espaço articular. Isso pode não criar problemas, a menos que o corpo solto interfira no movimento da articulação do joelho, caso em que o efeito é algo como um lápis preso na dobradiça de uma porta.
  • Síndrome da banda iliotibial. Em síntese Isso ocorre quando a faixa de tecido resistente que se estende da parte externa do quadril até a parte externa do joelho (faixa iliotibial) torna-se tão apertada que esfrega contra a parte externa da coxa. Dessa forma corredores de longa distância e ciclistas são especialmente suscetíveis à síndrome da banda iliotibial.
  • Joelho deslocado. A princípio isso ocorre quando o osso triangular que cobre a parte frontal do joelho (patela) desliza para fora do lugar, geralmente para a parte externa do joelho. Então em alguns casos, a rótula pode permanecer deslocada e você poderá ver o deslocamento.
  • Dor no quadril ou no pé. Por fim se você tem dor no quadril ou no pé, pode mudar a maneira como anda para poupar a articulação dolorida. Mas essa marcha alterada pode colocar mais estresse na articulação do joelho e causar dor no joelho.

Tipos de artrite

Existem mais de 100 tipos diferentes de artrite. As variedades com maior probabilidade de afetar o joelho incluem:

  • Osteoartrite. Às vezes chamada de artrite degenerativa, a osteoartrite é o tipo mais comum de artrite. É uma condição de desgaste que ocorre quando a cartilagem do joelho se deteriora com o uso e a idade.
  • Artrite reumatóide. A forma mais debilitante de artrite, a artrite reumatóide é uma doença auto-imune que pode afetar quase todas as articulações do corpo, incluindo os joelhos. Embora a artrite reumatóide seja uma doença crônica, ela tende a variar em gravidade e pode até ir e vir.
  • Gota. Este tipo de artrite ocorre quando os cristais de ácido úrico se acumulam na articulação. Embora a gota afete mais comumente o dedão do pé, ela também pode ocorrer no joelho.
  • Pseudogout. Muitas vezes confundida com gota, a pseudogota é causada por cristais contendo cálcio que se desenvolvem no fluido articular. Os joelhos são a articulação mais comumente afetada pela pseudogota.
  • Artrite séptica. Às vezes, a articulação do joelho pode infeccionar, causando inchaço, dor e vermelhidão. A artrite séptica geralmente ocorre com febre e geralmente não há trauma antes do início da dor. A artrite séptica pode causar rapidamente danos extensos à cartilagem do joelho. Se você sentir dor no joelho com algum dos sintomas da artrite séptica, consulte seu médico imediatamente.

Outros problemas

A síndrome da dor patelofemoral é um termo geral que se refere à dor que surge entre a rótula e o osso da coxa subjacente. É comum em atletas; em adultos jovens, especialmente aqueles cuja rótula não segue corretamente em sua ranhura; e em adultos mais velhos, que geralmente desenvolvem a condição como resultado de artrite da rótula.

Fatores de risco

Vários fatores podem aumentar o risco de ter problemas nos joelhos, incluindo:

  • Excesso de peso. Estar acima do peso ou ser obeso aumenta o estresse nas articulações dos joelhos, mesmo durante atividades comuns, como caminhar ou subir e descer escadas. Também aumenta o risco de osteoartrite ao acelerar a degradação da cartilagem articular.
  • Falta de flexibilidade ou força muscular. A falta de força e flexibilidade pode aumentar o risco de lesões nos joelhos. Músculos fortes ajudam a estabilizar e proteger as articulações, e a flexibilidade muscular pode ajudá-lo a atingir a amplitude de movimento completa.
  • Certos esportes ou ocupações. Alguns esportes colocam mais pressão sobre os joelhos do que outros. O esqui alpino com suas botas de esqui rígidas e potencial para quedas, saltos e pivôs do basquete e as batidas repetidas nos joelhos quando você corre ou faz jogging aumentam o risco de lesões nos joelhos. Trabalhos que exigem esforço repetitivo dos joelhos, como construção ou agricultura, também podem aumentar o risco.
  • Lesão anterior. Ter uma lesão anterior no joelho aumenta a probabilidade de você machucar o joelho novamente.

Complicações

Nem todas as dores no joelho são graves. Mas algumas lesões nos joelhos e condições médicas, como a osteoartrite, podem levar ao aumento da dor, danos nas articulações e incapacidade se não tratadas. E ter uma lesão no joelho – mesmo que leve – torna mais provável que você tenha lesões semelhantes no futuro.

Prevenção para dor no joelho

Embora nem sempre seja possível prevenir a dor no joelho, as seguintes sugestões podem ajudar a evitar lesões e deterioração das articulações:

  • Evite quilos extras. Portanto mantenha um peso saudável; é uma das melhores coisas que você pode fazer pelos joelhos. Cada quilo a mais exerce pressão adicional sobre as articulações, aumentando o risco de lesões e osteoartrite.
  • Esteja em forma para praticar seu esporte. Portanto para preparar seus músculos para as demandas da participação nos esportes, reserve um tempo para o condicionamento.
  • Pratique perfeitamente. Certifique-se de que a técnica e os padrões de movimento usados ​​em seus esportes ou atividades sejam os melhores possíveis. As aulas de um profissional podem ser muito úteis.
  • Fique forte e flexível. Músculos fracos são a principal causa de lesões nos joelhos. Então você se beneficiará com o fortalecimento dos quadríceps e isquiotibiais, os músculos da frente e de trás das coxas que ajudam a apoiar os joelhos. Por fim o treinamento de equilíbrio e estabilidade ajuda os músculos ao redor dos joelhos a trabalharem juntos de forma mais eficaz.E como os músculos tensos também podem contribuir para lesões, o alongamento é importante. Tente incluir exercícios de flexibilidade em seus treinos.
  • Seja esperto quanto aos exercícios. Se você tem osteoartrite, dor crônica no joelho ou lesões recorrentes, pode ser necessário mudar a maneira de se exercitar. Considere mudar para natação, hidroginástica ou outras atividades de baixo impacto – pelo menos por alguns dias por semana. Às vezes, simplesmente limitar as atividades de alto impacto proporcionará alívio.
Dor no joelho - Sintomas e causas saiba aqui
Dor no joelho - Sintomas e causas saiba aqui

Leia também:Dificuldade em Urinar? Sintomas de uma Próstata inflamada

Deixe uma resposta