INTOLERÂNCIA A FRUTOE

O que é intolerância à frutose?

Antes de mais nada a frutose é um açúcar natural encontrado em frutas, alguns vegetais, legumes, verduras e mel. Em primeiro lugar certas pessoas não conseguem absorver a frutose adequadamente. Então Isso é chamado de intolerância à frutose. Exitem dois tipos dessa doença são dietéticos e hereditários.

INTOLERÂNCIA A FRUTOSE
Frutas

Intolerância hereditária à frutose

Primeiramente a intolerância hereditária à frutose é uma doença genética . Em suma seu corpo não tem a proteína ou enzima necessária para quebrar a frutose quando você tem intolerância à frutose. Portanto isso significa que seu corpo não pode digerir a frutose encontrada em muitos alimentos diferentes.

causas. Esse tipo de intolerância à frutose acontece quando você tem uma enzima chamada aldolase B que não está funcionando. Então essa enzima está no fígado e ajuda a transformar a frutose em energia utilizável. Dessa forma você tem 25% de chance de desenvolver intolerância hereditária à frutose se ambos os pais tiverem o gene que faz com que a aldolase B não funcione. ‌

Enfim se você come alimentos que contêm frutose ou sacarose, outro tipo de açúcar, seu corpo não consegue transformar o açúcar armazenado em glicose . Então isso faz com que o açúcar no sangue caia e as toxinas podem se acumular no fígado.

Sintomas. Todavia a maioria das pessoas com esta forma hereditária de intolerância à frutose começa a mostrar sinais quando bebê. Novos casos raramente são diagnosticados em adultos. Os bebês geralmente apresentam sintomas de intolerância assim que são introduzidos a alimentos que contêm frutose. Alguns sintomas comuns incluem:

Icterícia
Crescimento atrofiado
Vômito
Inchaço
Uma diminuição de fosfato e glicose no sangue
Um aumento da frutose na urina e no sangue
Náusea
Dor abdominal
Não gosta de frutas ou coisas doces

Enfim a intolerância hereditária à frutose pode ser perigosa. A frutose não digerida pode se acumular em seu corpo. Pode então danificar o fígado e os rins. Por fim outros efeitos graves incluem convulsões, coma e até falência de órgãos. Portanto algumas outras complicações graves associadas à intolerância hereditária à frutose são:

Gota
Insuficiência hepática
Sangramento
Baixo teor de açúcar no sangue
Morte

Intolerância dietética à frutose

O outro tipo de intolerância à frutose é chamado de intolerância alimentar à frutose. Igualmente também é conhecido como má absorção de frutose. Não é causado por uma enzima. Nesse ínterim em vez disso, as células do intestino simplesmente não conseguem quebrar a frutose nos alimentos que você come.

Causa. Ao passo que nossos corpos têm um limite de quanta frutose podemos ingerir e digerir. Este limite varia de pessoa para pessoa. Então a capacidade do seu corpo de absorver frutose também pode ser afetada por:

Doença celíaca
doença de Crohn
Gastroenterite
Inflamação
Estresse
Uso de antibióticos

Então a má absorção de frutose se desenvolve quando você é adulto. Esta é uma das diferenças entre os dois tipos de intolerância à frutose.

Sintomas. Da mesma forma a frutose mal absorvida refere-se à frutose que não foi digerida completamente. Ele fermenta em seus intestinos inferiores. Você pode experimentar sintomas Igualmente semelhantes aos da síndrome do intestino irritável (SII) quando come alimentos com muita frutose, como:

Inchaço;
Gás;
Diarréia;
Dor de estômago.

Diagnóstico de intolerância a frutas

O seu médico pode realizar vários testes para diagnosticar à frutose hereditária. No entanto esses testes são feitos em bebês quando eles começam a apresentar sintomas. Enfim alguns testes que podem confirmar essa condição são:

Testes de açúcar no sangue;
Urinálise;
Teste genético;
Biópsia hepática;
Testes enzimáticos.

Seu bebê também fará um exame físico. Seu médico pode verificar se o baço ou o fígado estão maiores que o normal ou se o bebê está com icterícia.

Diagnosticar a intolerância à frutose na dieta é mais desafiador. Seu médico pode ter que tentar alguns testes diferentes, pois os sintomas são semelhantes a outras condições.

Enfim o melhor teste para diagnosticar a intolerância à frutose é o teste respiratório . Neste teste, você bebe uma solução que contém frutose dissolvida. A quantidade de metano e hidrogênio que você expira ajuda a mostrar se você está digerindo a frutose corretamente ou não.

Leia também: Diabetes em crianças-O que fazer

Alimentos a evitar

Em síntese você deve evitar alimentos e bebidas que tenham grandes quantidades de frutose se tiver intolerância à frutose. A frutose é encontrada nas frutas. O xarope de milho rico em frutose é um adoçante usado em muitos produtos diferentes.

Você deve evitar os seguintes alimentos:

Adoçantes como agave , mel, xarope de milho rico em frutose, xarope de bordo, melaço e açúcar de palma ou coco;
Sucos de fruta;
Frutas com alto teor de frutose, como maçãs, uvas, melancia e tomate;
Vegetais ricos em frutose, como ervilhas, aspargos, abobrinhas, alcachofras, alho-poró, quiabo, cogumelos e pimentões;
Refrigerante.

Tente trazer frutas e vegetais em sua dieta que se enquadram na extremidade inferior do espectro da frutose. Por exemplo:

Frutas cítricas como limões, limas e laranjas;
Abacates;
Bagas como morangos, mirtilos e cranberries;
Bananas;
Alface;
Vagem;
Melão;

Limitar a ingestão de frutose pode ser difícil, pois elimina muitas frutas e vegetais. Portanto para certificar-se de que você está recebendo uma nutrição adequada, você pode trabalhar com um nutricionista ou especialista.

Enfim a boa notícia é que você pode reduzir bastante os sintomas de intolerância à frutose, diminuindo a quantidade de frutose que você come.

Leia também: Diabetes mellitus tipos?

Deixe uma resposta