Dor na sola do pé a fascite plantar

Dor na sola do pé tudo o que você quer saber sobre fascite plantar

Dor na sola do pé a fascite plantar
dor na sola do pé

O que é fascite plantar?

A fascite plantar ou a dor na sola do pé causa dor na parte inferior do calcanhar. A fáscia plantar é um ligamento espesso e semelhante a uma teia que conecta o calcanhar à frente do pé. Atua como amortecedor e apoia o arco do pé, ajudando você a andar.

Enfim a fascite plantar é uma das queixas ortopédicas mais comuns. Seus ligamentos da fáscia plantar sofrem muito desgaste em sua vida diária. Então muita pressão nos pés pode danificar ou rasgar os ligamentos. A fáscia plantar fica inflamada e a inflamação causa dor e rigidez no calcanhar.

A causa do desconforto da fascite plantar ainda não é clara. Um estudo de 2003 sugeriu que a condição pode envolver degeneração ao invés de inflamação da fáscia plantar. Como fascite significa “inflamação de uma fáscia”, um nome melhor pode ser fasciose plantar.

Sintomas da fascite plantar

A principal queixa das pessoas com fascite plantar é a dor na parte inferior do calcanhar ou, às vezes, na área inferior do meio do pé. Geralmente afeta apenas um pé, mas pode afetar os dois pés.

A dor da fascite plantar desenvolve-se gradualmente ao longo do tempo. Bem como a dor pode ser maçante ou aguda. Contudo algumas pessoas sentem uma queimação ou dor na sola do pé que se estende para fora do calcanhar.

A dor geralmente é pior pela manhã, quando você dá os primeiros passos para fora da cama, ou se estiver sentado ou deitado por um tempo. Subir escadas pode ser muito difícil devido à rigidez do calcanhar.

Após atividade prolongada, a dor pode aumentar devido ao aumento da irritação ou inflamação. Pessoas com fascite plantar geralmente não sentem dor durante a atividade, mas sim logo após a parada.

Causas da Dor na sola do pé

Homens e mulheres ativos entre 40 e 70 anos estão em maior risco de desenvolver fascite plantar. Também é um pouco mais comum em mulheres do que em homens. As mulheres grávidas costumam ter crises de fascite plantar, principalmente durante o final da gravidez.

Em síntese você corre um risco maior de desenvolver fascite plantar se estiver com sobrepeso ou obeso . Portanto isso se deve ao aumento da pressão nos ligamentos da fáscia plantar, especialmente se você tiver ganho de peso repentino.

Da mesma forma se você é um corredor de longa distância, é mais provável que você desenvolva problemas na fáscia plantar. Sob o mesmo ponto de vista você também está em risco se tiver um trabalho muito ativo que envolva ficar de pé com frequência, como trabalhar em uma fábrica ou ser garçonete de restaurante.

Assim também se você tem problemas estruturais nos pés, como arcos muito altos ou pés muito chatos , pode desenvolver fascite plantar. No entanto tendões de Aquiles apertados , que são os tendões que prendem os músculos da panturrilha aos calcanhares, também podem resultar em dor na fáscia plantar. O simples uso de sapatos com sola macia e suporte deficiente do arco também pode resultar em fascite plantar.

A fascite plantar normalmente não é o resultado de esporão de calcâneo . Os médicos costumavam acreditar que o esporão do calcanhar causava dor em pessoas com fascite plantar, mas esse não é o caso.

Teste e diagnóstico de fascite plantar

Seu médico fará um exame físico para verificar se há sensibilidade no pé e a localização exata da dor. Isso é para garantir que a dor não seja o resultado de um problema diferente no pé.

Durante a avaliação, eles podem pedir para você flexionar o pé enquanto empurram a fáscia plantar para ver se a dor piora à medida que você flexiona e melhora quando você aponta o dedo do pé. Eles também observarão se você tiver vermelhidão ou inchaço leve.

Seu médico avaliará a força de seus músculos e a saúde de seus nervos verificando:

reflexos
tônus ​​muscular
sentido do tato e da visão
coordenação
Saldo


Um raio-X ou uma ressonância magnética podem ser necessários para verificar se nada mais está causando dor no calcanhar, como uma fratura óssea.

Tratamento da Dor na sola do pé

Tratamentos caseiros, como descanso, gelo e uso de aparelhos e anti-inflamatórios, geralmente são as primeiras maneiras de tratar a fascite plantar. Se isso não aliviar a dor, uma injeção de um corticosteroide diretamente na seção danificada do ligamento pode ajudar. Seu médico pode fazer isso em seu consultório.

Seu médico pode usar um dispositivo de ultrassom para ajudar a determinar o melhor local para a injeção. Eles também podem aplicar corticosteróides na pele do calcanhar ou no arco do pé e, em seguida, aplicar uma corrente elétrica indolor para deixar o esteróide passar pela pele e entrar no músculo.

A fisioterapia é uma parte fundamental do tratamento da fascite plantar. Então pode ajudar a alongar a fáscia plantar e os tendões de Aquiles. Portanto um fisioterapeuta pode mostrar exercícios para fortalecer os músculos da perna, ajudando a estabilizar sua caminhada e diminuir a carga de trabalho na fáscia plantar.

No entanto se a dor continuar e outros métodos não estiverem funcionando, seu médico pode recomendar terapia por ondas de choque extracorpóreas. Nesta terapia, as ondas sonoras bombardeiam o calcanhar para estimular a cicatrização dentro do ligamento. Os efeitos colaterais deste tratamento podem incluir:

contusões
inchaço
dor
dormência


No entanto a terapia por ondas de choque extracorpóreas não provou ser consistentemente eficaz no alívio dos sintomas. Dessa forma se os tratamentos caseiros e médicos não cuidarem de sua fascite plantar, a próxima opção a considerar é a cirurgia.

Leia Também: Endometriose sintomas e causas

Cirurgia de fascite plantar

A cirurgia é a terapia mais dramática. Portanto isso é feito apenas nos casos em que a dor é intensa ou dura mais de 6 a 12 meses.

Em uma liberação da fáscia plantar, seu cirurgião separa parcialmente a fáscia plantar do osso do calcanhar. Isso reduz a tensão, mas enfraquece o arco do pé e a função completa pode ser perdida.

Se você tiver dificuldade em flexionar os pés, mesmo após alongamento consistente, seu médico pode recomendar a recessão do gastrocnêmio. Esta cirurgia envolve o alongamento do músculo da panturrilha para aumentar o movimento do tornozelo e liberar o estresse na fáscia plantar.

A cirurgia pode resultar em dor crônica e danos nos nervos, por isso deve ser considerada somente após tentar outras opções de tratamento.

Exercícios para Dor na sola do pé

Alongamentos suaves podem ajudar a aliviar e até prevenir a fascite plantar. Portanto alongar as panturrilhas e a própria fáscia plantar ajuda a soltar os músculos e reduzir a dor no calcanhar.

Em suma é importante tirar uma folga de certos exercícios, como correr, para dar tempo à fáscia plantar para curar. A natação e outras atividades de baixo impacto podem permitir que você se exercite sem piorar a dor no calcanhar. Quando você começar a correr novamente, certifique-se de começar devagar.

Pare e alongue-se durante o exercício para evitar que a dor retorne. Lembre-se de alongar antes de começar seus treinos também.

Alongamentos para fascite plantar são fáceis de fazer. Você só precisará de alguns adereços comuns, como uma cadeira e um rolo de espuma ou até mesmo uma garrafa de água congelada. Aprenda os alongamentos certos para ajudar a curar e prevenir a fascite plantar.

Remédios caseiros para fascite plantar

Reduzir a dor e irritação ou inflamação no ligamento da fáscia plantar é uma parte importante do tratamento, mas isso não aborda o dano subjacente ao ligamento.

Tratamentos caseiros

O tratamento inicial em casa inclui ficar de pé e aplicar gelo por 15 a 20 minutos, três ou quatro vezes por dia para reduzir o inchaço.

Você também pode tentar reduzir ou alterar suas atividades de exercício. Usar suportes de arco em seus sapatos, substituir calçados esportivos desgastados e fazer exercícios de alongamento também podem ajudar a aliviar a dor.

Medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) , como ibuprofeno (Motrin ou Advil ) e naproxeno ( Aleve ), podem aliviar a dor no ligamento.

Suspensórios e suportes

As talas noturnas são outro tratamento que pode ajudar a alongar a panturrilha e o arco do pé. Enfim as talas noturnas são um tipo de órtese que mantém o pé em uma posição flexionada e alonga a fáscia plantar e o tendão de Aquiles durante a noite. Isso pode evitar dor e rigidez matinal.

Órteses especiais, ou suportes de arco, para seus sapatos podem ajudar a aliviar um pouco da dor distribuindo a pressão e podem evitar mais danos à fáscia plantar.

Um gesso de bota pode imobilizar seu pé e reduzir a tensão enquanto a fáscia plantar cicatriza. Você pode remover o gesso da bota, que parece uma bota de esqui, para tomar banho.

Seguir cuidadosamente as recomendações para o tratamento em casa geralmente é suficiente para curar a fascite plantar sem a ajuda do seu médico.

Leia também: Como acabar com a frieira em 3 dias: remédios caseiros

Deixe uma resposta