A síndrome do ovário policístico (SOP) é um conjunto de sinais causados pelo desequilíbrio hormonal . Antes de mais nada em muito comum, afeta entre 5 e 10% das mulheres e pode ser caracterizada pelo aumento incomum da produção de andrógenos ( hormônios masculinos) nos ovários. Então esta síndrome prejudica o crescimento dos folículos ovarianos e interrompe a produção de óvulos. Os ovários podem aumentar de tamanho.


O que é a síndrome do ovário policístico? Quais sintomas?
Todavia o diagnóstico desta síndrome é frequentemente feito por um ginecologista, endocrinologista ou médico de família. A combinação de pelo menos dois dos três critérios a seguir confirma o diagnóstico:
- Um hiperandrogenismo :
- Clínica: acne, hirsutismo ;
- Biológico: presença de muitos hormônios masculinos, especialmente testosterona e androstenediona (diagnóstico por exame de sangue).
- Uma disovulação ou anovulação : ciclos irregulares, bastante longos, ou ausência total de ovulação .
- Aspecto multifolicular dos ovários na ultrassonografia : os ovários, ligeiramente maiores, contêm muitos (mais de 19) pequenos folículos cujo crescimento pára em torno de 8 mm.
Na maioria dos casos, esses sintomas aparecem na puberdade (SOP geneticamente programada), mas também podem ocorrer mais tarde, após o ganho de peso (SOP secundária ao ganho de peso). Essas manifestações clínicas variam de mulher para mulher.
Este post pode te interessar: 12 frutas e vegetais que são tóxicos para cães
O que é a síndrome do ovário policístico? Quais são as causas?
Em suma a SOP se origina de um desequilíbrio hormonal. Então dois hormônios, chamados FSH e LH (secretado por uma glândula na base do cérebro), orquestram o ciclo ovariano : seus níveis variam durante o ciclo, causando a ovulação.
Enfim na SOP, o nível de LH costuma aumentar, estimulando as tecas ovarianas que produzem andrógenos em excesso e prejudicando o crescimento folicular. Resultado: o ciclo menstrual é interrompido. Além disso, o nível de testosterona aumenta no sangue, causando excesso de pelos no corpo e acne. Finalmente, o nível de insulina no sangue – um hormônio usado para regular os níveis de açúcar no sangue – também tende a aumentar. No entanto, se houver uma superprodução de insulina, o corpo libera hormônios masculinos adicionais.
O que é a síndrome do ovário policístico? Como tratar?
Até o momento, não há cura para a SOP. No entanto, os médicos podem controlar os sintomas.
Em síntese um estilo de vida saudável, uma dieta balanceada e atividade física diária são uma parte importante do tratamento para a SOP. Então este estilo de vida saudável o ajudará a equilibrar seus níveis de insulina, manter seu coração saudável e reduzir o risco de desenvolver diabetes .
No entanto os tratamentos com medicamentos permitem regular o ciclo menstrual, reduzir o crescimento do cabelo e a acne. Destes, terapia hormonal anticoncepcional e cremes anti-acne são freqüentemente prescritos. Enfim quanto ao excesso de cabelo, existem diferentes soluções, como antiandrógenos, descoloração do cabelo, tratamento a laser ou um creme que retarda o crescimento do cabelo por um mecanismo não hormonal.
E a fertilidade?
Devido à anovulação ou desovulação, a SOP é uma causa de subfertilidade . Observe, portanto, que essa síndrome não induz necessariamente à infertilidade . Algumas mulheres podem engravidar normalmente, outras ovulam apenas 2 ou 3 vezes por ano e outras ainda não ovulam. Existem diferentes técnicas para induzir a ovulação:
- estimulação com citrato de clomifeno, um comprimido para 5 dias;
- “Perfuração ovariana”: mais rara, esta operação cirúrgica permite restaurar a ovulação espontânea;
- a tecnologia de reprodução assistida (LDCs).
Espero que o artigo O que é a síndrome do ovário policístico? tenha esclarecido para você o que é a SOP.

Leia também: Não consegue emagrecer ? 6 erros mais comuns