Endometriose sintomas

Endometriose sintomas, tratamento, diagnóstico

Endometriose sintomas,Visão geral da endometriose: o que é endometriose?

A endometriose sintomas é uma doença em que o endométrio (o tecido que reveste o interior do útero) está presente fora do útero. A endometriose ocorre mais na parte inferior do abdômen ou na pelve, mas pode aparecer em qualquer parte do corpo.

Dessa forma os sintomas da endometriose incluem dor abdominal inferior, dor durante os períodos menstruais, dor nas relações sexuais e dificuldade em engravidar. Por outro lado, algumas mulheres com endometriose podem não apresentar nenhum sintoma.

Aproximadamente 10% das mulheres em idade reprodutiva têm endometriose. No entanto, a verdadeira prevalência é desconhecida, pois o diagnóstico requer laparoscopia (uma cirurgia em que o médico olha o abdômen com uma câmera através do umbigo) para visualizar e fazer biópsia das lesões de endometriose.

A endometriose é observada em 12-32% das mulheres submetidas à cirurgia para dor pélvica e em até 50% das mulheres submetidas à cirurgia para infertilidade.

A endometriose raramente encontra-se em meninas antes do início da menstruação, mas é observada em até metade das meninas e adolescentes com dor pélvica e menstruação dolorosa.

O que acontece quando você tem endometriose?

Causas da endometriose

A causa exata da endometriose é desconhecida, mas existem várias teorias que explicam como e por que a endometriose acontece. Em suma a menstruação atrasada é uma teoria popular de sua origem, na qual o sangue e o tecido do útero de uma mulher viajam pelas trompas de falópio para a cavidade abdominal durante o período.

Quase todas as mulheres têm algum grau de menstruação retrógrada, mas apenas algumas mulheres terão endometriose. Isso pode ser devido a diferenças no sistema imunológico da mulher.

No entanto outra teoria da origem da endometriose é chamada de metaplasia celômica, na qual as células do corpo fora do útero podem sofrer alterações para se tornarem células que revestem o útero.

Essa é uma explicação comum para a endometriose em locais incomuns, como o polegar ou o joelho. Outra possível explicação para a endometriose em locais distantes do útero é que as células do revestimento do útero viajam através dos vasos sanguíneos ou do sistema linfático, atingindo assim outros órgãos distantes ou áreas do corpo.

A endometriose também pode se espalhar no momento da cirurgia. Por exemplo, uma mulher com endometriose que passa por uma cesariana pode, inadvertidamente, ter um implante de endometriose na incisão abdominal para que ela desenvolva endometriose na cicatriz da cirurgia.

A endometriose é muito mais comum se um parente próximo também tiver a doença, portanto, também pode haver genes que influenciam a endometriose.

Por que a endometriose está associada à dor?

Bem como quando uma mulher com endometriose está menstruada, ela tem sangramento tanto das células quanto dos tecidos dentro do útero, e também das células e tecidos fora do útero. Quando o sangue toca esses outros órgãos dentro do abdômen, pode causar inflamação e irritação, causando dor. O tecido cicatricial também pode se desenvolver a partir da endometriose e contribuir para a dor.

Por que a endometriose está associada à infertilidade?

Endometriose e fertilidade

Contudo entre 20 e 40% das mulheres com infertilidade terão endometriose. Então a endometriose provavelmente prejudica a fertilidade de duas maneiras: primeiro, por causar a distorção das trompas de Falópio, de modo que não conseguem pegar o óvulo após a ovulação, e, segundo, por criar inflamação que pode afetar adversamente a função do ovário, ovo, trompas de Falópio ou útero.

Sintomas de endometriose

Em síntese a dor é o sintoma mais comum da endometriose. No entanto mulheres com endometriose podem sentir dor pélvica ou abdominal inferior. Dor durante a menstruação (dismenorreia), dor durante a relação sexual (dispareunia) e dor durante os movimentos intestinais (disquezia).

Os sintomas podem ser constantes ou “cíclicos”, o que significa que pioram antes e durante o período e depois melhoram. As mulheres também podem ter dores pélvicas ou abdominais constantes. Outros sintomas incluem infertilidade, sintomas intestinais e da bexiga (inchaço, constipação, sangue na urina ou dor ao urinar) e possivelmente sangramento vaginal anormal.

Como diagnosticar a endometriose?

Diagnosticando Endometriose

Alguns médicos podem tratar a suspeita de endometriose com base nos sintomas da mulher ou achados do exame físico para ver se eles melhoram sem proceder à cirurgia. No entanto, para diagnosticar formalmente a endometriose, o médico deve realizar a laparoscopia (cirurgia na qual o médico olha o abdômen com uma câmera através do umbigo) para visualizar e fazer biópsia das lesões suspeitas de endometriose.

Lesões de endometriose podem variar em aparência. “Endometrioma” é o termo para endometriose dentro de um ovário e é frequentemente apelidado de “cisto de chocolate” porque o material dentro do cisto parece xarope de chocolate.

Leias também: 7 hábitos comuns que fazem mal para a sua saúde

Como tratar a endometriose?

Tratamento de endometriose

A terapia mais conservadora para a endometriose é com medicamentos. Os medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno, podem ajudar com a dor associada à endometriose. Os medicamentos que controlam os hormônios da mulher também podem ajudar com a dor da endometriose.

Alguns exemplos são pílulas anticoncepcionais orais e agonistas do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH), os últimos dos quais colocam as mulheres em um estado “temporário” semelhante ao da menopausa.

A cirurgia pode diagnosticar a endometriose e também pode tratar a endometriose por meio da remoção (excisão) ou queima (fulguração) das lesões da endometriose. Com a cirurgia, a remoção do tecido cicatricial pode aliviar a dor e realocar os ovários e as trompas de falópio para sua posição normal na pelve.

A cirurgia demonstrou ajudar algumas mulheres com endometriose a engravidar. Se uma mulher com endometriose não estiver mais interessada em engravidar, ela e seu médico podem decidir remover os ovários e, possivelmente, o útero. Uma mulher não pode engravidar se ela não tiver um útero.

Se uma mulher com endometriose está tendo problemas para engravidar, existem diferentes medicamentos e tratamentos disponíveis que podem ajudá-la a engravidar.

Talvez isto te interesse: 5 maneiras de cuidar melhor de seus animais de estimação

Deixe uma resposta