Artrose, ou osteoartrite, é um tipo de doença degenerativa que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem e dos ossos envolvidos nessa articulação. https://www.youtube.com/embed/BjbM43Lwyno
Artrose no quadril: quando suspeitar?
- Localização da dor: na artrose de quadril, a dor principal normalmente aparece na região próxima da virilha. Com o passar do tempo essa dor pode se espalhar para toda a região próxima do quadril, inclusive a coluna.
- Momentos de dor: no início, a dor aparece apenas quando realizamos grandes esforços mas, com a evolução da doença, é comum sentir dor inclusive durante o repouso ou até mesmo enquanto dormimos. Uma outra característica comum é a presença de dor no quadril durante a noite e uma limitação do movimento de alcançar os pés, seja para lavá-los durante o banho seja para amarrar os sapatos.
- Dor no início do movimento: nas fases iniciais da artrose de quadril é comum as pessoas se queixarem de dor e dificuldade no início do exercício ou de uma atividade física. Mas à medida que a pessoa começa a fazer o exercício a dor e a limitação de movimento podem melhorar.
- Limitação do movimento: Com a evolução da doença e com o aumento da lesão na cartilagem, um osso acaba batendo no outro e essa limitação de mobilidade pode ficar bem pior, dificultando a realização de atividades simples e diárias como andar, subir e descer escadas, ir ao mercado ou à padaria.
A artrose do quadril é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo que ocorre de forma progressiva devido ao avanço da lesão da cartilagem. Com a progressão da artrose ocorre ainda a formação de osteócitos, que são espículas ósseas (os famosos “bicos de papagaio”) que acabam limitando ainda mais a mobilidade e aumentando a dor.
Artrose de quadril: quem tem mais risco?
- Quem possui fatores hereditários
- Pessoas portadoras de obesidade
- Pessoas que possuem Artropatias inflamatórias
- Lesões prévias ou doenças no quadril
- Pessoas idosas
Artrose de quadril: tratamento
Existem uma série de tratamentos para artrose de quadril que envolve mudança no estilo de vida, perda de peso e adoção de uma rotina de atividade física de baixo impacto, com alongamento e fortalecimento da musculatura do quadril, fisioterapia, uso de medicamentos específicos para quem tem muita dor e a cirurgia. Nessa cirurgia, todo osso que está ruim é trocado por uma articulação artificial, que é a prótese de quadril. É uma cirurgia que, quando bem indicada, devolve a qualidade de vida aos pacientes, tirando a dor e limitação de movimento.
Lembrando que a definição do melhor tratamento para cada caso deve ser feita pelo médico em conjunto com o paciente. Por isso, se você sentir muita dor no quadril, não deixe de procurar um médico ortopedista, de preferência um especialista em quadril.
Leia também: Tratamento natural para pele – 5 tratamentos caseiros fáceis de fazer
Fonte: Brasil 61