SOP ou síndrome do ovário policístico pode fazer com que seus hormônios fiquem fora de controle, o que pode prejudicar sua vida sexual! Veja como a SOP afeta sua vida sexual e o que você pode fazer a respeito.
A Síndrome dos Ovários Policísticos ou SOP é o distúrbio endócrino mais comum observado em mulheres jovens. É caracterizada por períodos irregulares e sintomas angustiantes de excesso de hormônios masculinos, causando acne, crescimento excessivo de pelos faciais e perda de cabelo no couro cabeludo. Além de causar estragos nos hormônios, a SOP também causa distúrbios de saúde de longo prazo, como diabetes e colesterol alto. Todos esses fatores juntos causam estresse, ansiedade e outros problemas de saúde mental, como depressão, levando a uma má qualidade de vida. A SOP também pode afetar sua vida sexual!
Como a SOP afeta sua vida sexual?
A função sexual é influenciada por fatores físicos, biológicos e sociais. Constitui uma parte importante da vida de cada mulher com diferentes expectativas sexuais em diversas faixas etárias.
1. Desequilíbrio hormonal
Para começar, há um desequilíbrio hormonal definitivo , especialmente os estrogênios (hormônios femininos) e os andrógenos (hormônios masculinos). Embora a relação entre os hormônios masculinos e a sexualidade feminina ainda esteja em pesquisa, os hormônios masculinos elevados na SOP podem ser responsáveis por afirmar um efeito negativo no desejo e na resposta sexual, levando à satisfação sexual prejudicada, descobriu um estudo publicado na Reproductive Biomed online.
2. Estar com sobrepeso ou obesidade
O aumento de andrógenos em mulheres com SOP acompanhado de resistência à insulina, que uma condição pré-diabética, leva a uma distribuição pouco saudável da gordura corporal (corpo em forma de maçã), contribuindo para a obesidade – um problema sério observado em quase 80% das mulheres com SOP. Também pode desencadear problemas de saúde mental. Diretrizes recentes para profissionais médicos mencionam que as mulheres que sofrem de SOP experimentam um aumento de 5 vezes na ansiedade e sofrem três vezes mais de depressão. Todos esses fatores combinados também podem impactar sua vida sexual!
3. Falta de orgasmo
Vários estudos observaram que a excitação sexual, a lubrificação e o orgasmo estão comprometidos entre as mulheres com SOP. Um relatório sugere que essas mulheres desejam satisfação sexual equivalente às mulheres sem SOP, e alcançar seus objetivos sexuais não é tão fácil! Um estudo recente de 2021 encontrou função sexual prejudicada em mulheres jovens que tiveram ciclos anovulatórios, sugerindo uma ligação entre SOP e saúde sexual, de acordo com o Journal of Sex Medicine .
4. Sofrimento emocional
Devido a distúrbios sexuais e emocionais, a SOP também afeta a equação de relacionamento entre a maioria dos casais. Muitas mulheres com SOP que carregam o fardo da infertilidade também relatam baixo desejo sexual e diminuição da satisfação sexual secundária ao estigma associado à infertilidade. O atraso no diagnóstico, a falta de consciência e a pressão social e cultural levam estas mulheres à beira do sofrimento emocional.
Leia também: Síndrome do ovário policístico: sintomas, diagnóstico e tratamento
Como você pode ter uma vida sexual saudável com SOP?
Se você tem SOP e não tem uma vida sexual saudável, não se preocupe! A função sexual pode ser restaurada entre mulheres com SOP com as seguintes intervenções.
1. Foi comprovado, sem sombra de dúvida, que exercícios e perda de peso melhoram a função sexual em mulheres com SOP. O exercício ajuda a liberar “hormônios da felicidade” e incentiva a atingir metas corporais saudáveis.
2. O apoio cosmético e nutricionista para uma dieta saudável faz maravilhas!
3. Consultar seu ginecologista sobre o uso correto de pílulas anticoncepcionais orais pode ajudar a reduzir a acne e os pelos faciais, além de trazer a menstruação normal.
4. É importante lembrar que sua aparência física é apenas uma pequena parte de toda a sua personalidade e não define você realmente! Concentre-se em criar uma programação saudável e realista com exercícios e dieta adequados para atingir seus objetivos.
5. Comunique-se com seu parceiro sobre seus desafios e adote uma abordagem combinada para navegar por suas fantasias sexuais.
6. Se você sentir necessidade, sessões de aconselhamento com o psicoterapeuta podem ajudar a superar problemas de imagem corporal negativa e desenvolver estratégias de enfrentamento para combater emoções negativas.
É importante lembrar que a SOP e suas consequências podem ser bem controladas com a orientação correta do seu ginecologista.
Leia também: SOP MOLECULAR CONTROL CARE RESENHA COMPLETA
Assista ao vídeo:
Chá de feno grego para o tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos